Images

Porque hoje ainda só é terça-feira...

Governo propõe aumento da idade da reforma "em dois ou três anos" JN 09/03/2010

O Governo quer antecipar o aumento da idade da reforma na função pública em dois ou três anos, de modo a acelerar a convergência do regime de aposentação dos funcionários públicos com o regime geral, avançou hoje, terça-feira, o ministro das Finanças.


"É uma proposta que iremos apresentar aos parceiros sociais, a possibilidade de podermos acelerar essa convergência e poder antecipar o período em cerca de dois a três anos, é isso que está a ser ponderado", afirmou Teixeira dos Santos no final da reunião de Concertação Social onde apresentou o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) aos parceiros.

Este ano, os funcionários públicos podem reformar-se com 62 anos e 6 meses de idade e 25 anos de serviço. Ao abrigo do plano de convergência, este processo terminaria no final de 2014, mas o Governo quer agora antecipar a implementação da medida que equipara as condições do regime geral que prevê a reforma aos 65 anos.

Ponto 1 - Acho boa ideia! Afinal de contas a longevidade média do ser humano está a aumentar, é uma relação directa...aumento da esperança de vida-aumento dos anos de descontos!

Ponto 2 - Ahhhh...um pormenor...se calhar não é tão boa ideia assim...realmente, trabalhando mais anos, mais se desconta...é verdade...mas por outro lado o governo teria de gastar muito mais dinheiro...em quê? Em novos adereços para os locais de trabalho...do género...máscaras de oxigénio...disfibrilhadores... umas algálias...enfim...coisas do quotidiano de um senhor de 65 anos! Mas...também aí há o lado positivo...mais locais de trabalho para enfermeiros e auxiliares de acção médica, sim porque teria que haver sempre um enfermeiro nos serviços públicos para prestar auxilio aos senhores funcionários! Pensem nisto...falem sobre isto...

2 comentários:

Mani disse...

É por isso que eu so vou começar a trabalhar daqui a uns 10 anos...pra que começar ja? tenho tanto tempo...

Anónimo disse...

Por isso é que eu vou para politico, aço uma comissão de 4 anos com sorte 8 anos, fico com uma reforma vitalícia de 3.800€ e depois "alapo-me" como administrador ou uma coisa parecida, aí numa empresa que por acaso foi privatizada pelo estado. ehehehehe.......
Ass: Sócrates o Filosofo