Images

Desertificação e abandono escolar do interior do país é uma realidade? Pudera...!!!!

Li na net o seguinte texto acerca da desertificação do país:

"A desertificação a que o interior de Portugal tem estado sujeito nos últimos anos está a revelar-se irreversível! As futuras gerações - num futuro bem próximo, com certeza - hão-de olhar para trás e sentir que muitos erros foram cometidos nas últimas décadas do Século XX e nas primeiras do Século XXI. Enquanto outros países da Europa fomentam e criam condições para o regresso das populações às cidades pequenas do interior e às localidades mais isoladas, em Portugal faz-se exactamente o contrário: em nome de uma falsa poupança, as políticas adoptadas pelo poder central induzem as populações da província a abandonarem os seus locais de origem e a migrarem para um litoral hostil. Isso vai ter – está a ter - implicações negativas na própria vivência das pessoas e das famílias: deixam de existir os laços fundamentais de coesão social, cultural e familiar."

Eu até posso dizer que sou um bom conhecedor do interior de Portugal, fruto da minha mobilidade. Mais, gosto bastante do interior do país...Mirandela, Viseu, Castelo Branco, Seia, Covilhã, Portalegre, Évora, Beja, etc etc etc...gosto muito de todas estas cidades.

E perante este problema da desertificação...eu tenho uma opinião...a culpa é das autoridades das cidades do interior. Nem mais! São eles! E porquê? Porque eles próprios incentivam à desertificação mandando embora pontos de interesse no interior do país. Não acreditam? Vejamos o exemplo da bela cidade de Mirandela...mandaram embora uma professora que posou nua para a Playboy!!! Inadmissível!!! Como se manda embora um ponto de interesse desta natureza??? Mirandela que poderia começar a ser conhecida como a "Terra das Alheiras" e "Terra da professora da Playboy"...não...mandam embora a senhora que tanta gente poderia chamar à cidade...incrivel!!!

Não estou a ver a cidade do Porto mandar embora a Torre dos Clérigos, ou Lisboa mandar embora o Mosteiro dos Jerónimos, ou Leiria mandar embora o Castelo, ou Aveiro mandar embora a Ria, ou Viana do Castelo Mandar embora Santa Lúzia, ou Peniche mandar embora as Berlengas, ou Mafra mandar embora o Convento... Estas cidades não mandam embora os seus pontos de interesse...porque raio Mirandela mandou embora a senhora que tão boa fama ia dar à cidade? Parece que estou a ver montes de pessoas a quererem ir a Mirandela para ver a professora.

E isto é para não falar no abandono escolar... qual era o aluno que iria querer deixar a escola com uma "setôra" daquelas??? Não me parece! Mas preferiram colocá-la no arquivo da biblioteca até a mandarem embora...enfim...haja quem entenda isto...

Portanto... meus amigos... se no Interior de Portugal há desertificação e abandono escolar...e culpa é de quem havia de zelar exactamente pelo contrário... Tenho ou não tenho razão? Preciso do feedback dos meus estimados leitores!!! Comentem!!


Em vez do cãozito, a setora poderia estar a levar Mirandela ao colo

6 comentários:

Pi disse...

Tens toda a razão ! lol E logo nós que conhecemos tão bem aquelas terras, isto era o ponto alto de toda a existencia de Mirandela, e das suas princesas das alheiras !

Eu não sei se o/a ministro/a da educação tem conhecimento disto...mas isto é o sonho de qualquer aluno durante a vida de estudante!

Dito isto, aposto que a Augusto Gomes aceitaria de bom grado esta "Setora", e eu ia concerteza voltar a escola ! :D

PS: O teu proximo post devia ser sobre os cromos do mundial ! haha

Tiago disse...

de acordo! eu voltava la ja amanha! xD

Filipe Ribeiro disse...

Estou aberto (salvo seja) a sugestões para futuros temas!!!

Anónimo disse...

Fico completamente aparvalhado pela (moderna) maneira de estar na vida, do povo português, desde a liberalização do aborto (pago pelos meus impostos), chamarem casamento a união de dois deficientes mentais do mesmo sexo, a expulsão da senhora (alegadamente instruída de bons costumes e morais) professora foi á única medida moral que vi ser tomada durante este governo, mas de facto não fiquei admirado, só prova que o Sócrates é gay!!!!

Janas disse...

se a senhora não tiver para onde ir eu tenho um quarto vago cá em casa!!!

Magas disse...

Não te dou a minha opinião...porque já é tarde e tou a cair de sono :)
Mas digo que a "gaja" é podre de boa...será que leva os alunos á oral?
Grande abraço :)