Images

Um Português pela Noruega.

Olá!! Ok, tenho andado um pouco, bastante, distanciado do meu blogue. Como já afirmei diversas vezes, escrevo quando me apetece... e não me tem apetecido. É isso.

Hoje regresso com uma das rubricas que mais gosto: As "Crónicas da Xinamarca". Sim, depois de ter andado arredado das viagens ao estrangeiro há dois anos, eis que no passado mês de Setembro tive a oportunidade de voltar ao activo... destino... Noruega!

Pois bem, a Noruega, mais conhecida em Portugal por ser o país do bacalhau, é um país muito grande em comprimento e pequeno em largura... vá... é um país magrinho digamos assim. Tem cerca de 5 milhões de habitantes e a capital é Oslo.


Estive duas semanas completas e um fim de semana por terras norueguesas, numa cidade chamada Bodø que fica um pouco mais a norte do centro do país. Bodø, do condado de Nordland, é a 14ª cidade mais populosa da Noruega com 35.070 habitantes, uma cidade relativamente pequena portanto.
A unidade monetária é a Coroa Norueguesa (NOK) e fazendo um câmbio para o Euro temos que 1 Euro equivale a quase 9 NOK.
Os noruegueses têm um estilo de vida muito nórdico, ou seja, entram cedo ao trabalho (07:30) e saem cedo também (15:30). Depois fazem as suas comprinhas, tratam dos assuntos, vão para casa, jantam muito cedo e deitam-se. Sair à noite para se divertirem, só mesmo à sexta e sábado... bem diferente do que encontrei na Holanda por exemplo.

Talvez por ser uma cidade pequena, mesmo à sexta e ao sábado à noite tudo era muito calmo e sereno, terminando toda a diversão às 03:00, ou seja, níveis baixos de refustedo. Na Islândia, outro país nórdico, encontrei noites de sexta e sábado bem agressivas, mas o caso islandês é diferente pois frequentei a capital, Reykjavik, e Bodø está bem longe de se poder comparar à capital islandesa. Talvez a comparação entre Reykjavik e Oslo seja mais justa... mas a ida à capital norueguesa fica para outra altura.


O país em si é lindíssimo, com paisagens de cortar a respiração, bem ao estilo do norte da Europa, e com fenómenos naturais que só existem mesmo neste tipo de países. No entanto tenho que referir que só explorei a zona em redor de Bodø, pois o tempo era escasso para grandes aventuras fora da região de Nordland... na Noruega tudo é longe de tudo!! Por exemplo, a maior cidade perto de Bodø, Tromsø, distava uns simpáticos 700 Kms!!  


Mas atenção meus amigos e amigas... não se estiquem muito na Noruega... porque os preços praticados neste país não são nada amigáveis para a carteira portuguesa! Uma pequena lasanha numa pizzaria fica por 18€... uma cervejinha fica por quase 9€! Portanto, toca a apertar o cinto e não esticar muito senão lá se vai o orçamento!

Já que falo de dinheiro, bom, aqui podem bem usar o típico Multibanco português Visa Electron, funciona em todo o lado, lojas, cafés, bombas de gasolina e, claro, multibancos.


Curiosidade dos noruegueses, foi o país onde vi o maior número de carros eléctricos. Arrisco mesmo dizer que, no centro de Bodø, o rácio era de 50/50 entre carros eléctricos e os normais de combustão. E esta???


Resumindo: É um país muito evoluído e com excelente qualidade de vida, é caro é verdade, mas que dá vontade de descobrir mais e mais... porque para todo o lado que olhamos ficamos maravilhados com a paisagem. Mas também afirmo o seguinte, em termos de fenómenos naturais visíveis e paisagens de deixar a boca aberta, a Noruega é fantástica... mas ainda fica atrás da incrível e única Islândia.

A ver vamos qual será o próximo destino... 

0 comentários: